quarta-feira, 30 de junho de 2010


 

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

E PROINFO 120

www.eproinfo.mec.gov.br


 

NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna

PROFESSORA TUTORA –  Thanya Dias

CURSISTAS – Edvanise Souza Barbosa – Genivaldo Pereira dos Santos – Juscélia Sirqueira Pinheiro Nadijena Aparecida de Oliveira

ATIVIDADE 2.4 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM HIPERTEXTO

TÍTULO: Projeto Feirão de Leitura.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio

ATORES RESPONSÁVEIS: Professores Edvanise Barbosa, Nadijena Aparecida, Juscélia Sirqueira, Genivaldo Pereira e alunos da 8ª A do turno e 1º Ano do Ensino Médio - Vespertino.

DURAÇÃO: 16 aulas de 50 minutos cada. (08 aulas para preparação/08 aulas para aplicação do projeto

APRESENTAÇÃO

A paixão pela leitura deve ser partilhada e estimulada afim de que nossos alunos possam se fazer leitores ativos no processo e amantes do prazer de ler. Esse projeto apresenta as diversas modalidades de leitura, de forma atraente e envolvente, promovendo a participação do público-alvo nos tipos de leitura e modalidades textuais oferecidas.

 JUSTIFICATIVA

As dificuldades para leitura são muitas, minimizar esse problema deve ser nossa meta enquanto atores principais no teatro da vida da escola. Oportunizar o acesso aos livros paradidáticos e às modalidades textuais de forma prazerosa, faz-se uma necessidade para despertar o sentimento de prazer no ato de ler.

O aluno através da leitura entra em contato com as diversas formas de conhecimento, e lendo é introduzido no mundo do imaginário; desenvolve sua sensibilidade, seu gosto pela leitura ampliando sua maneira de ver e de entender o mundo.

Para formar bons leitores é preciso contato íntimo com os livros. Numa tentativa de aproximar o aluno do prazer com a leitura é que se faz o Projeto Feirão de Leitura, um instrumento pedagógico e social que dentro das ações educativas visa compreender por que o aluno tão averso à leitura, gosta tanto de histórias e contribuir para desfazer essa aversão.


 


 


 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao educando o prazer na leitura oferecendo estratégias que facilitam a compreensão e interpretação de texto desenvolvendo o letramento necessário para formação de leitores ativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Estimular o desejo de outras leituras;

*Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação;

*Aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares-condição para formação de leitores e escritores;

*Possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita;

*Identificar a leitura como um prazer na sua vida;

*Compreender que a leitura nos leva a um mundo de grandes conhecimentos.

Este projeto, FEIRÃO DE LEITURA, será desenvolvido em 2 etapas ( etapa 1 elaboração e planejamento/ etapa 2 execução).

ETAPA 1:

Atividade 1-(02 aulas): vídeos reflexivos: {Ler pode ser perigoso - Campanha de incentivo à leitura produzida por DeborahToniolo e outros.

                                                                        {Os dez direitos do leitor - Daniel Pennac}.

-Discussão dialogada a respeito dos vídeos.

-"Apresentação da idéia do 'FEIRÃO DE LEITURA" para a classe.

-Exposição e audição de sugestões para o projeto.

Atividade 2-(02aulas): Organizar grupos de trabalhos para realização do "Feirão".

Grupo 1 - estrutura e organização do ambiente (barracas para tenda da leitura; tenda do teatro; tenda do monólogo/ literatura de cordel e poesia; tenda do fantoche e história cantada; biblioteca virtual; escolha dos guias para o evento ( os que apresentam e conduzem aos acontecimentos do "feirão"); escolha do aluno-livro (como um homem sanduíche, ele se vestirá de livro com o tema do projeto na capa e passeará pelo evento); palanquinho com som e microfone para recepcionar as turmas, falar um pouco da importância da leitura e disponibilizar os espaços para visitação.

Grupo 2 – Coleta dos livros e ornamentação da tenda da leitura (almofadas, tapetes, elásticos para impindurar os livros no teto da tenda, pufes, malhas e identificação da tenda).

Grupo 3 – Identificação, organização e decoração da tenda do teatro, bem como dramatização de uma história de um livro da escolha do grupo; deixar o livro em evidência na tenda.


 


 


 

Grupo 4 – Identificação e decoração da tenda do monólogo, literatura de cordel e poesia, bem como seleção e apresentação dessas modalidades de texto.

Grupo 5 – Identificação organização da tenda do fantoche e apresentação da história cantada com acompanhamento musical e ilustração. (seleção e encenação de uma história com fantoches e apresentação de uma história cantada).

Grupo 6 – Organização e orientação das visitas à biblioteca virtual, laboratório de informática e confecção de lembrancinhas para os participantes do projeto.

Grupo 7 – Confecção da roupa do aluno-livro com o tema do projeto e objetivo geral transcritos na capa – Orientação deste no tocante ao comportamento, postura no decorrer do evento e ainda:

·         Preparação do material (fala e orientação dos "guias" do "Feirão de Leitura").

·         Elaboração de um ofício requerendo o espaço do pátio escolar e laboratório de informática para execução do feirão.

Obs.: Serão utilizadas 08 aulas para estruturação e organização do evento. Os grupos após receberem da professora as definições de seus papéis no projeto, iniciarão os trabalhos em sala de aula e poderão concluí-los em casa.

Atividade 03 (para casa)

Ensaios das apresentações e coleta de materiais que serão utilizados no projeto.

Atividade 04 –(04 aulas) Apresentação na sala das atividades de cada grupo para análise e aprovação para exposição no "Feirão de Leitura".

Etapa 02 – Execução ( Realização do Feirão )

Montada a estrutura do Feirão com as tendas decoradas, dar-se-á início à execução do projeto com o recebimento das turmas (salas) em horário agendado pela turma responsável pelo projeto. 50 minutos para cada turma convidada que após ser recepcionada, visitará as tendas aproximando-se dos diversos tipos de leitura. O feirão ficará aberto à visitação das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30 h. Onde nesse período todos os alunos dos turnos matutino e vespertino passarão pelo feirão no horário agendado para sua respectiva turma.

Recursos:

            - Recursos humanos; textos variados, livros paradidáticos; cartões, músicas, DVD/CD, TV pendrive, som, roupas, malhas, materiais artísticos (cartolina, tesoura, hidrocor, etc.), almofadas, tapetes e outros.

Avaliação:

Observar atentamente o desempenho dos alunos durantes as atividades desenvolvidas: participação, interesse, atitudes e mudanças diante do hábito de ler e escrever.

Referências bibliográficas:

AZEREDO, José Carlos de. O texto: suas formas e seus usos. In Estratégias de Leitura-Texto e Ensino, PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino & SANTOS Leonor Werneck (orgs.) Estratégias de Leitura. Lucerna, Rio de Janeiro, 2006.

SOLÉ,I.(1998).Estratégias de Leitura. 6ª edição.Porto Alegre:Artes Médicas.

http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w

http://www.slide.com/r/87mqMq--6j9E3UXrNE5AnV84BDH2rR4Z?previous_view=lt_embedded_url


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário