domingo, 8 de agosto de 2010

OBJETO HIPERMIDIA - DIA DA AMIZADE

PROINFO 120 – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇAO: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna
Tutora: Thanya Dias
Atividade 3.5 – Autoria de Objeto Hipermídia
Grupo: Genivaldo – Edvanise – Juscélia e Nadijena
www.eproinfo.mec.gov.br

ATIVIDADE 3.5 – AUTORIA DE OBJETO HIPERMÍDIA

DIA DA AMIZADE

O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas, instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis". Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro"
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, apesar de não ser criada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_amigo

Porque a escolha desse tema?

Escolhemos este tema para realizar a nossa atividade porque entendemos que o relacionamento entre as pessoas está cada vez mais distanciado conosco, proposta para que os laços possam cada vez mais ser estreitados, uma vez que o envolvimento, o abraço as palavras de conforto e de estima estão ao longo do tempo ficando desprezada em nome de um mundo tão globalizado e de competições, esquecendo do afeto, do amor, e do encontro entre pessoas.
Pois, os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e se tornam confidentes. E para atingir esse grau de amizade, muita fidelidade e confiança são depositadas. Essa é, portanto, a nossa proposta, que envolveu toda a escola.

1º Momento:

Recepção dos alunos feita pelos professores e/ou equipe da escola no auditório ou sala da Unidade escolar com as boas vindas e felicitando-os pela presença r convidando-os que tomem os seus lugares nas mesas previamente arrumadas.

2º Momento:

Perguntar para os presentes o que é “Ter amigos e ser amigo”, partilhando as colocações de todos, dispondo-os em círculo com uma música de fundo “Impossível de esquecer” que se encontra no Site: http://search.4shared.com/q/AgwD/1/mp3/impossivel+de+esquecer
Neste momento também foi realizado um amigo-secreto de Chocolate onde todos se integraram e partilharam momentos de descontração e de troca de bombons (neste momento colegas falaram sobre o ter amigos e ser amigo).

Impossível de Esquecer
Eyshila - Composição: Eyshila
Amigo é muito mais
Do que alguém pra conversar
Alguém pra abraçar.
Amigo é uma benção
Que vem do coração de Deus
Pra gente cuidar.
É assim que você é pra mimC
omo uma pérola
Que eu mergulhei pra encontrar
É assim que você é pra mim
Um tesouro que pra sempre eu vou guardar.
Amiga, eu nunca vou desistir de você
E pela a tua vida eu vou interceder
Mesmo que eu esteja longe
Meu amor vai te encontrar
Porque você é impossível de esquecer.
Eu acredito em você
Eu acredito nos sonhos
De Deus pra tua vida, amiga
Eu oro por você
Porque a tua vitória também é minha
Encontra-se no site: http://letras.terra.com.br/eyshila/1162481/

3º Momento:

Realizar com os alunos presente a dinâmica “Para ter amigos é preciso” cujo objetivo é refletir sobre a amizade.
Dinâmica - Para ter amigos é preciso...
Objetivo: Refletir sobre amizade.
Material: 10 balões coloridos, etiquetas colantes. - Colar nos balões, etiquetas repetidas com as palavras: perdão, respeito, saber ouvir, diálogo, atenção, solidariedade, sinceridade, cooperação, lealdade, justiça etc.- Lançar os balões para o alto, pedindo ao grupo para que não os deixe cair.- Após alguns minutos, ordenar que parem, de forma que quem pegar um balão, examina as palavras, retira uma etiqueta e comenta sobre o conteúdo da mesma e que relação tem com a amizade.- Finalizar sintetizando as idéias e com uma música Amigo ou outra.

4º Momento:

Apresentação de uma mensagem intitulada “Amigo Aprendiz” ( do Padre Zezinho) no Data Show encontrada no site: http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/mensagens-do-padre-zezinho-para-o-dia-da-amizade-amigo-aprendiz.php seguido de breves colocações por um professor e/ou aluno.

5º Momento:

Momento da fotografia. Alunos e professores reunidos fazendo registros dos melhores momentos da festa. Integração com todos e descontraindo-se através de aproximações entre todos, e algumas apresentações artísticas feito pelos alunos.

6º Momento:

Realização da “dinâmica do dado amigo tarefa” fazendo integração de formas lúdica, permitindo o aparecimento da espontaneidade e amizade no evento.
DINAMICA DO DADO AMIGO TAREFA
Objetivos: Integrar de forma lúdica os participantes de um evento festivo; Permitir o aparecimento da espontaneidade e amizade no evento; eDiagnosticar fatores da personalidade dos integrantes. O que irá precisar: 1 cubo de papelão de 30 cm que possa ser jogado no chão pelo grupo. Cada face deverá conter uma atividade a ser cumprida ou um número que corresponda a tarefa a ser realizada. No dado poderá ter atividades como: 1. Abrace todas as pessoas, uma de cada vez e depois todas ao mesmo tempo; 2. Conte uma piada sem graça em 30 segundos ou faça uma careta monstruosa; 3. Imite, fisicamente, um animal durante 1 minuto, fazendo o som correspondente; 4. Faça uma declaração de amor, durante 1 minuto, para uma pessoa do mesmo sexo, olhando para os olhos dela e segurando nas mãos dela; 5. Imite alguém do grupo e os participantes têm que identificar quem você está imitando; 6. Cante, durante um minuto, uma música super conhecida, mas brega, que todos cantem com você.

Desenvolvimento: Todos em círculo e com o dado-tarefa no centro. Cada participante deverá jogar o dado e cumprir a tarefa que cair. Caso não seja feita deverá pagar uma prenda e assim por diante até todos terem participado. Variação: Poderá ser montada uma rodada em que os participantes coloquem numa caixa, as tarefas que não gostariam de realizar, numerados de 1 a 6. De acordo com o resultado do dado (numérico ou de símbolos) quem jogou o dado deverá escolher um papel do número correspondente. Termina-se a dinâmica de grupo, assim que todos tenham executado pelo menos uma tarefa.

7º Momento:

Mensagem de encerramento para todos os presentes. Vídeo mensagem (Amizade) retirada do You tube http://www.youtube.com/watch?v=xTsrk4SACvU apresentando as considerações finais e agradecendo a todos pela presença e o momento tão forte de integração.

Um comentário:

  1. Trabalhos como esse incentivam os alunos a serem mais tolerantes, é um movimento anti-Bulliyng, pregar o respeito, a amizade entre colegas,faz ter mais qualidade de vida. PARABÉNS EQUIPE!

    ResponderExcluir