terça-feira, 27 de julho de 2010

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9063/01_mudancas_ambientais_globais/01_mudancas_ambientais_globais.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/20540/enumerica.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9893/167_a_arte_de_entoar_versos.mp3

guia do formador

ANÁLISE DAS ATIVIDADES

Eu achei todos os três vídeos muito interessantes, sendo que os mesmos podem ser trabalhados com os alunos desenvolvendo habilidades diferentes.

No vídeo da narrativa com as imagens podemos desenvolver ao trabalhar com os nossos alunos atenção ao ouvir e ver as imagens, pois a narrativas seguidos de imagens tem como prender por mais tempo a atenção de cada um deles.

No segundo vídeo que é o desafio matemático pode-se desenvolver o raciocínio lúdico dos alunos onde brincando realizam as atividades, tornando-as muito mais atrativas. A matemática por muito tempo foi vista como uma disciplina que não se podia trabalhar de maneira que não fosse com papel, livro e lápis e com exercícios enfadonhos, hoje vemos que essa idéia foi desmistificada, pois, ela também pode ser envolvida nas tecnologias digitais.

No terceiro vídeo eu achei super criativo à maneira que o autor leu o seu poema, percebe-se que ele quis atrair a atenção para os telespectadores que iria desfrutar do poema através do som, e da forma que ele dramatizou o poema parecia que estávamos ouvindo e vendo. O que se pode confirmar que temos ai três tipos de vídeo onde cada um pode ser trabalhado com um objetivo, desenvolvendo assim habilidades diferenciadas.

Juscélia

quarta-feira, 30 de junho de 2010


Vídeo da atividade


 

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

E PROINFO 120

www.eproinfo.mec.gov.br


 

NTE 05 – Núcleo de Tecnologia Educacional 05 - Itabuna

PROFESSORA TUTORA –  Thanya Dias

CURSISTAS – Edvanise Souza Barbosa – Genivaldo Pereira dos Santos – Juscélia Sirqueira Pinheiro Nadijena Aparecida de Oliveira

ATIVIDADE 2.4 PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM HIPERTEXTO

TÍTULO: Projeto Feirão de Leitura.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio

ATORES RESPONSÁVEIS: Professores Edvanise Barbosa, Nadijena Aparecida, Juscélia Sirqueira, Genivaldo Pereira e alunos da 8ª A do turno e 1º Ano do Ensino Médio - Vespertino.

DURAÇÃO: 16 aulas de 50 minutos cada. (08 aulas para preparação/08 aulas para aplicação do projeto

APRESENTAÇÃO

A paixão pela leitura deve ser partilhada e estimulada afim de que nossos alunos possam se fazer leitores ativos no processo e amantes do prazer de ler. Esse projeto apresenta as diversas modalidades de leitura, de forma atraente e envolvente, promovendo a participação do público-alvo nos tipos de leitura e modalidades textuais oferecidas.

 JUSTIFICATIVA

As dificuldades para leitura são muitas, minimizar esse problema deve ser nossa meta enquanto atores principais no teatro da vida da escola. Oportunizar o acesso aos livros paradidáticos e às modalidades textuais de forma prazerosa, faz-se uma necessidade para despertar o sentimento de prazer no ato de ler.

O aluno através da leitura entra em contato com as diversas formas de conhecimento, e lendo é introduzido no mundo do imaginário; desenvolve sua sensibilidade, seu gosto pela leitura ampliando sua maneira de ver e de entender o mundo.

Para formar bons leitores é preciso contato íntimo com os livros. Numa tentativa de aproximar o aluno do prazer com a leitura é que se faz o Projeto Feirão de Leitura, um instrumento pedagógico e social que dentro das ações educativas visa compreender por que o aluno tão averso à leitura, gosta tanto de histórias e contribuir para desfazer essa aversão.


 


 


 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao educando o prazer na leitura oferecendo estratégias que facilitam a compreensão e interpretação de texto desenvolvendo o letramento necessário para formação de leitores ativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Estimular o desejo de outras leituras;

*Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação;

*Aproximar o leitor dos textos e os tornar familiares-condição para formação de leitores e escritores;

*Possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita;

*Identificar a leitura como um prazer na sua vida;

*Compreender que a leitura nos leva a um mundo de grandes conhecimentos.

Este projeto, FEIRÃO DE LEITURA, será desenvolvido em 2 etapas ( etapa 1 elaboração e planejamento/ etapa 2 execução).

ETAPA 1:

Atividade 1-(02 aulas): vídeos reflexivos: {Ler pode ser perigoso - Campanha de incentivo à leitura produzida por DeborahToniolo e outros.

                                                                        {Os dez direitos do leitor - Daniel Pennac}.

-Discussão dialogada a respeito dos vídeos.

-"Apresentação da idéia do 'FEIRÃO DE LEITURA" para a classe.

-Exposição e audição de sugestões para o projeto.

Atividade 2-(02aulas): Organizar grupos de trabalhos para realização do "Feirão".

Grupo 1 - estrutura e organização do ambiente (barracas para tenda da leitura; tenda do teatro; tenda do monólogo/ literatura de cordel e poesia; tenda do fantoche e história cantada; biblioteca virtual; escolha dos guias para o evento ( os que apresentam e conduzem aos acontecimentos do "feirão"); escolha do aluno-livro (como um homem sanduíche, ele se vestirá de livro com o tema do projeto na capa e passeará pelo evento); palanquinho com som e microfone para recepcionar as turmas, falar um pouco da importância da leitura e disponibilizar os espaços para visitação.

Grupo 2 – Coleta dos livros e ornamentação da tenda da leitura (almofadas, tapetes, elásticos para impindurar os livros no teto da tenda, pufes, malhas e identificação da tenda).

Grupo 3 – Identificação, organização e decoração da tenda do teatro, bem como dramatização de uma história de um livro da escolha do grupo; deixar o livro em evidência na tenda.


 


 


 

Grupo 4 – Identificação e decoração da tenda do monólogo, literatura de cordel e poesia, bem como seleção e apresentação dessas modalidades de texto.

Grupo 5 – Identificação organização da tenda do fantoche e apresentação da história cantada com acompanhamento musical e ilustração. (seleção e encenação de uma história com fantoches e apresentação de uma história cantada).

Grupo 6 – Organização e orientação das visitas à biblioteca virtual, laboratório de informática e confecção de lembrancinhas para os participantes do projeto.

Grupo 7 – Confecção da roupa do aluno-livro com o tema do projeto e objetivo geral transcritos na capa – Orientação deste no tocante ao comportamento, postura no decorrer do evento e ainda:

·         Preparação do material (fala e orientação dos "guias" do "Feirão de Leitura").

·         Elaboração de um ofício requerendo o espaço do pátio escolar e laboratório de informática para execução do feirão.

Obs.: Serão utilizadas 08 aulas para estruturação e organização do evento. Os grupos após receberem da professora as definições de seus papéis no projeto, iniciarão os trabalhos em sala de aula e poderão concluí-los em casa.

Atividade 03 (para casa)

Ensaios das apresentações e coleta de materiais que serão utilizados no projeto.

Atividade 04 –(04 aulas) Apresentação na sala das atividades de cada grupo para análise e aprovação para exposição no "Feirão de Leitura".

Etapa 02 – Execução ( Realização do Feirão )

Montada a estrutura do Feirão com as tendas decoradas, dar-se-á início à execução do projeto com o recebimento das turmas (salas) em horário agendado pela turma responsável pelo projeto. 50 minutos para cada turma convidada que após ser recepcionada, visitará as tendas aproximando-se dos diversos tipos de leitura. O feirão ficará aberto à visitação das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30 h. Onde nesse período todos os alunos dos turnos matutino e vespertino passarão pelo feirão no horário agendado para sua respectiva turma.

Recursos:

            - Recursos humanos; textos variados, livros paradidáticos; cartões, músicas, DVD/CD, TV pendrive, som, roupas, malhas, materiais artísticos (cartolina, tesoura, hidrocor, etc.), almofadas, tapetes e outros.

Avaliação:

Observar atentamente o desempenho dos alunos durantes as atividades desenvolvidas: participação, interesse, atitudes e mudanças diante do hábito de ler e escrever.

Referências bibliográficas:

AZEREDO, José Carlos de. O texto: suas formas e seus usos. In Estratégias de Leitura-Texto e Ensino, PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino & SANTOS Leonor Werneck (orgs.) Estratégias de Leitura. Lucerna, Rio de Janeiro, 2006.

SOLÉ,I.(1998).Estratégias de Leitura. 6ª edição.Porto Alegre:Artes Médicas.

http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w

http://www.slide.com/r/87mqMq--6j9E3UXrNE5AnV84BDH2rR4Z?previous_view=lt_embedded_url


 

quinta-feira, 10 de junho de 2010

PORTFÓLIO TIC

Este PORTFÓLIO foi criado para ser compartilhado todos os materiais desenvolvidos no Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC, ministrado pelo NTE 05 de Itabuna.
Será apresentado Projetos, Fotos, Vídeos, Textos.

Hipertexto

Visto que o hipertexto é uma ferramenta que possibilita a interação com autonomia, onde o sujeito é responsável pelo processo de evoluir da sua aprendizagem, a sua contribuição para a aprendizagem é a participação dinâmica do estudante na construção e desconstrução, fazendo novas descobertas e olhares diferentes sobre o mesmo assunto. O mais importante no hipertexto é a possibilidade que o compartilhamento de ideias nos dão através deste formato dinâmico de texto. Seus formatos mais conhecidos são world, wide, web, porém não é só a internet que possibilita esse formato de produção textual.

Uma das vantagens do hipertexto para a educação é a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.